Os deputados federais e senadores do Pará, que tomaram posse na última sexta-feira (1), estiveram reunidos na tarde de ontem para escolher a nova coordenação da bancada paraense no Congresso Nacional. Ao longo deste ano, ficarão responsáveis pela condução dos trabalhos o senador Zequinha Marinho e o deputado Delegado Éder Mauro.
Estreante no Senado, mas com a experiência de três mandatos como deputado federal e de vice-governador do Pará, o senador Zequinha Marinho enfatizou a necessidade de “atuar para dar mais resultados para o estado”. O senador citou algumas obras que merecem atenção da bancada, como o asfaltamento do trecho de 80km restantes para a pavimentação da BR-163 no Pará, o asfaltamento da BR-230 e da BR-158, e o derrocamento do Pedral do Lourenço, fundamental para viabilizar a navegação na hidrovia do Tocantins.
O senador Zequinha também destacou a regularização fundiária como um tema que precisa ser priorizado pela bancada. “Somos um Estado rico com povo pobre. Precisamos incentivar o nosso potencial agrícola, dando uma melhor destinação às nossas terras. A agricultura é a melhor intervenção que o Estado pode fazer para tirar o povo da miséria. Vamos agir em relação a isso. Ter uma atitude de bancada”, defendeu.
Reeleito para o seu segundo mandato, o deputado Éder Mauro disse que irá trabalhar para que o Pará ganhe protagonismo no cenário federal. “Quando cheguei na Câmara, há 4 anos, chamava atenção para o fato do nosso Estado ser visto como fundo de quintal. Farei de tudo para estarmos juntos com o governo federal”, comentou o deputado.
Para o deputado Airton Faleiro (PT), os novos coordenadores estão alinhados ao governo federal, o que garante maiores possibilidades de ganho para as demandas apresentadas pelo Pará. “Acho que a gente precisa ter a leitura correta do que rende mais em determinado momento. Na nossa avaliação, essa nova composição da coordenação da bancada terá mais articulação com o governo federal”, declarou o deputado Faleiro.