Senador Zequinha Marinho

Senador Zequinha Marinho

A COP30 PRECISA DEIXAR UM LEGADO EM BELÉM

Notícias

Novidades

22/06/2023 12:34h

A COP30 PRECISA DEIXAR UM LEGADO EM BELÉM

A cidade de Belém foi anunciada como sede da COP30, que será realizada em 2025. Na última semana, o presidente Lula esteve na capital paraense para a fazer a o anúncio oficial. A expectativa é que o evento movimente cerca de 25 mil pessoas entre participantes e suporte técnico. O problema é que, com pouco mais de 1,5 milhão de habitantes, a cidade padece de alguns problemas básicos. É o caso dos serviços de saneamento. Recentemente, o Instituto Trata Brasil divulgou a lista dos melhores e piores municípios quando o assunto é serviço e tratamento de água e esgoto. Belém fica na 7ª posição entre os piores municípios do Brasil. Apenas 3,63% da população conta com o serviço de tratamento de esgoto. Para uma cidade que será sede da maior e mais importante cúpula mundial relacionada ao clima do planeta, o saneamento pode ser um problema.

Para o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), é importante que o evento deixe um legado para a cidade, com “obras estruturantes” e que resolvam problemas históricos da cidade. “No tempo do inverno amazônico, as ruas de Belém, sobretudo aquelas próximas às regiões dos canais alagam. Precisamos dar conta desse problema, além, é claro, do saneamento. Os dados relativos ao serviço de saneamento são preocupantes. Mais de 45% da água tratada de Belém é perdida, não chega até o consumidor”, ressalta o senador.

O parlamentar paraense chama atenção também para a situação do ensino público em Belém. “Uma cidade que vai discutir meio ambiente tem apenas 18% das suas escolas com laboratório de ciências. Outras 53% não têm laboratório de informática e 70% não tem sala de leitura. Esses dados são do INEP e, fazendo a leitura deles, podemos compreender a razão do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) estar sempre abaixo da meta”, analisa.

Melhorias na área da segurança pública também devem ser deixadas como legado, na opinião do senador Zequinha. O município de Barcarena, que fica na Região Metropolitana de Belém, faz parte da rota do narcotráfico na Amazônia Legal. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), passam por essa rota 40% das duas mil toneladas de cocaína produzidas por ano no mundo.

No começo desse mês, o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil do Amazonas apreendeu mais de 1,5 toneladas de drogas e cinco fuzis de uso restrito da polícia. Segundo a DRCO, a carga apreendida em Manaus seria levada para Belém, para municiar as facções criminosas na capital paraense. “Meu desejo é que esse grande evento deixe um legado à capital paraense e que proporcione à população importantes obras que transformem a realidade do belemense. Parques, obras de embelezamento do centro histórico, pintura na parede dos prédios centenários é importante, mas que não seja somente isso”, conclui o senador.

 

Está com dúvidas?

Entre em contato pelo WhatsApp!

Você já vai para o WhatsApp!

Mas antes, preencha os campos abaixo para que possamos lhe conhecer melhor:

Nome completo:
Mensagem: